Muitas são as dúvidas de como funciona o processo de desenvolvimento de um projeto arquitetônico. Esse artigo esclarece as 6 etapas do projeto de arquitetura, como um passo a passo, do primeiro contato com um arquiteto(a) até a finalização do Projeto.
O primeiro ponto a se analisar antes de contratar um arquiteto(a), é entender a sua metodologia, já que o processo segue uma lógica, mas cada profissional tem sua forma de abordar e trabalhar. É interessante se identificar com a forma de trabalho de cada profissional.
-
Briefing ou Programa de Necessidades
A primeira etapa de um projeto arquitetônico, está no contato inicial do profissional com o usuário do projeto. É nessa etapa que o arquiteto(a) faz uma porção de questionamentos, para entender melhor as necessidades do cliente e seu dia a dia, visto que, esses dados são essenciais para adequar as ideias de projeto no ideal do usuário.
Nessa etapa se entende quais as necessidades principais para o projeto como: quantidade de moradores, veículos, ambientes especiais, quantidade de quartos, banheiros, sala e cozinha juntas ou separadas, entre outros pontos que são únicos para casa pessoa.
-
Estudo Preliminar
É a segunda etapa do projeto arquitetônico. É nela que o arquiteto desenvolve as primeiras ideias, baseadas nos desejos expostos pelo cliente na etapa inicial. Aqui começa a percepção de espaço, visualização dos cômodos, disposição da planta no terreno, volumes do projeto, áreas dos ambientes, fluxos, entre outros pontos, que são expostos de forma mais genérica, já que, para alcançar o ideal do projeto, é indispensável a participação do cliente.
Deve-se destacar que nessa etapa o arquiteto(a) leva em consideração características ambientais existentes no terreno, como: vistas em potencial, posição do sol, melhores fluxos de ventilação.
É importante que o desenvolvimento do projeto seja a união do conhecimento técnico do profissional com o teor afetivo de valor do cliente.
-
Anteprojeto
Após definir a planta do projeto e sua disposição, é a hora de se aprofundar nos detalhes técnicos. Nessa etapa, o arquiteto(a) define métodos construtivos, estrutura e materiais do projeto.
Nela também se inicia os projetos complementares, como estruturais, elétricos e hidráulicos, itens essenciais na compatibilização do projeto antes de sua execução, para que a obra flua de maneira planejada sem nenhum tipo de surpresas.
-
Projeto Legal
O projeto legal se refere a etapa da aprovação na prefeitura local. Para essa etapa, o profissional irá desenvolver todos os documentos necessários para apresentação no órgão da prefeitura. Esses devem estar de acordo com as normas estabelecidas pela NBR 13532, Elaboração de projetos de edificações.
O projeto será aprovado se estiver de acordo com as normas da cidade. Para reformas que não há alteração de áreas ou modificação na estrutura, não é necessário a aprovação legal do projeto.
-
Projeto Executivo
Nessa etapa, arquitetos(as) e engenheiros(as) desenvolvem um protótipo dos elementos que serão desenvolvidos na obra. Todos os desenhos desenvolvidos são detalhados para que os profissionais da execução consigam desenvolver o projeto sem nenhuma dúvida. É importante destacar que todos os detalhes vedem estar finalizados para o início da obra.
-
Acompanhamento e Gestão da Obra
Para essa etapa, o profissional de arquitetura define um cronograma e planilha orçamentária para administração da obra.
Com as etapas de execução bem definidas, o profissional consegue ter um controle dos gastos e materiais necessários para cada etapa da obra. Dessa forma fica mais eficiente controlar o prazo de execução das atividades e controlar possíveis desperdícios.
Com uma gestão bem elaborada e controlada, o profissional acompanha a obra, indo frequentemente ao local da execução, e garante que tudo esteja andando de acordo com o planejado. Assim consegue resolver possíveis imprevistos que possam ocorrer.
Afinal imprevistos podem acontecer, e ter o auxílio de um profissional qualificado é o ideal para manter a obra em controle.